c
Cibele Rocha

Terreno localizado entre a Rua do Arouche x Rua Aurora x Av. Vieira de Carvalho x Praça da República.

O Museu possuí 7 pavimentos, onde todos eles é acessível ao público, com algumas áreas restritas.

A grande entrada do Museu possuí pé direito duplo, além de existir uma livraria e um café. O auditório, presente no 3 pavimento, também conta com pé direito duplo para dar uma boa sensação ao visitante.


A entrada de visitantes acontece a partir de uma ampla praça seca, chegando ao hall principal que distribuí o público para os outros andares a partir de uma escada central. No térreo também podemos encontrar a livraria. O acesso de funcionários e a carga e descarga acontece pelo lado direito da rua Aurora, onde se localiza toda a área de serviço e administrativa do edifício

Por possuir pé direito duplo, o hall nos permite a criação de um mezanino, que foi ocupado por um café.

No segundo pavimento está localizado o foyer do auditório, o auditório com 2 camarins, a biblioteca que possui 2 pavimentos, e a área administrativa.

No terceiro pavimento se encontra o segundo piso da biblioteca e os ateliês que são de uso público.

A partir do quarto pavimento se encontra os espaços expositivos, onde neste acontece a exposição de maquete 1:1 e de objetos. Além do terraço expositivo que abriga exposições temporárias.

O quinto pavimento abriga o espaço para projeções e a exposição de desenhos originais que são distribuídos em murais.

No sexto pavimento se encontra a maquete 1:1 da Unidade de Habitação de Le Corbusier, que possui acesso ao público no segundo pavimento. Em todo o nivel 26.15 acontecem exposições temporárias.

No último nível se encontra um mezanino com espaço para maquetes emblemáticas.

Vista da Praça da República.

Vista da praça do Museu.

Vista da Rua Aurora.

"Concluído em 1952, a Unite d’ Habitation foi o primeiro de uma série de projetos habitacionais de Le Corbusier, cujo foco era a vida comunitária para todos os moradores, um lugar para fazer compras, divertir-se, viver e socializar, uma "cidade-jardim vertical"." Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/783522/classicos-da-arquitetura-unidade-de-habitacao-le-corbusier Imagem:https://themodernhouseblog.files.wordpress.com/2014/02/unite_habitation_main.jpg
PROJETO ARQUITETÔNICO
Museu de Arquitetura
Terreno localizado próximo a Praça da República, um dos pontos mais visitados por turistas e moradores da cidade de São Paulo, onde abriga edifícios históricos como o Caetano de Campos e o Edifício Eiffel. Se localiza entre a Rua do Arouche x Rua Aurora x Av. Vieira de Carvalho x Praça da República.
Por estar situado na mesma quadra da saída/entrada do Metrô República, propomos uma passagem direta com a praça do museu.
O projeto consiste em um Museu de Arquitetura com programas específicos pré-determinados. Um deles é um espaço destinado a maquete 1:1 da Unidade de Habitação em Marselha, do arquiteto Le Corbusier.
O edifício é formado a partir de blocos que se encaixam e se sobrepõe uns aos outros, criando amplos vazios e balanços. Sua estrutura e seu fechamento é feito de concreto, além de possuir faixas de madeira que envolvem toda a construção, formando um jogo de formas.
Ferramentas: AutoCAD e Photoshop.
Matéria: Projeto de Arquitetura - Museu.
Profs.: Fanny Schroeder e Maurício Petrosino.
Participação: Camila Martin e Roberta Pascale.
Semestre: 5º (2015).